quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curso de Extensão (UFRGS) I


A TOPOLOGIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA

“(...) a técnica não pode ser compreendida nem corretamente aplicada, portanto, quando se desconhecem os conceitos que a fundamentam.” (Lacan, Função e campo da palavra e da linguagem em psicanálise)

Argumento: A metapsicologia de Freud postula que o aparelho psíquico é imaterial, porém espacial. Por quê? Que espacialidade é essa? Quais consequências isso traz à técnica psicanalítica? Qual é, afinal, a relevância da referência topológica para o psicanalista e sua prática?A referência de Lacan à topologia permite abordar e ampliar essas questões, resgatando o sentido da descoberta freudiana e abrindo novas possibilidades de diálogo com a psicanálise. Assim, aborda-se a importância do encontro da psicanálise estruturalista com a topologia, destacando-se seus efeitos no campo da clínica.

Objetivo: Apresentação e problematização da teoria e técnica psicanalíticas a partir da introdução e desenvolvimento dos elementos fundamentais da topologia.

Desenvolvimento: O curso consistirá em 12 encontros quinzenais (com bibliografia específica sugerida para cada encontro) mais uma palestra final. O livro base será La Topología en la Clínica Psicoanalítica, de Alfredo Eidelsztein. Durante o curso serão realizadas atividades de oficina de topologia com manuseio de materiais. O curso inclui atividades à distância através de recursos EAD (representando 20% da carga horária). O curso será finalizado por uma palestra sobre o A Interpretação psicanalítica enquanto corte, ministrada pelo psicanalista argentino Alfredo Eidelsztein, professor da UBA e autor dos livros Modelos, esquemas y grafos en la enseñanza de Lacan, El grafo del deseo, Las estructuras clínicas a partir de Lacan (vol. I e II), La pulsión respiratoria en psicoanalisis, entre outros. Os participantes do curso terão acesso gratuito à palestra (O preço para não-participantes do curso, assim como a data específica da palestra, ainda não estão estabelecidos).

Duração: inicia em 21 de agosto de 2009 e termina em março de 2010 (data da palestra).
Local: Instituto de Psicologia da UFRGS (Ramiro Barcelos, 2600).
Horário: sextas-feiras, às 9h.

Coordenação:
- Profa. Dra. Marta Regina de Leão D’Agord (UFRGS)
- Vitor Hugo Triska (mestrando UFRGS, especialista em atendimento clínico).

- Estudantes: 100 reais (5x de 20 reais).
- Profissionais: 150 reais (3x de 50 reais).
- Os participantes receberão certificado de extensão universitária (60 horas). Os alunos do curso de Psicologia da UFRGS podem ainda solicitar validação do curso como uma das atividades complementares do curso de Psicologia (Resolução 10/2007)
Inscrições e informações: topoclinica@gmail.com

Um comentário:

Cenira de Mello disse...

Marta.

Muito obrigada por disponibilizar mais uma "Chave" que abre, clareia, intensifica o SABER SABIDO e amplia o "NÃO SABIDO".
Um abraço
Cenira